quinta-feira, 7 de junho de 2012

Gestão


Gestão é administração, é estar no controle, ou pelo menos tentar estar. A gestão está em tudo, desde que um ser compreendeu que pode e deve gerir, desde que um homem percebeu que pode praticar a gestão sobre algo e, acima de tudo, sobre alguém.

Nas organizações humanas, obviamente compostas de pessoas, gestão também é sugestão, gerir é sugerir. Não obrigamos mais as pessoas pela força. Fazemos isso pela persuasão. A palavra sugestão cai como uma luva. Será que dizemos motivar, quando queremos dizer sugestionar? Será que dizemos convencer quando queremos dizer apenas vencer? 

Gestão é domínio - domínio da situação. Antes era apenas domínio do mais forte sobre o mais fraco, do mais rico sobre o mais pobre, do mais habilitado sobre o limitado. Mas agora, mais do que nunca, é o domínio do mais inteligente.

Domínio aqui, não é uma palavra ruim. Domínio nem sempre é prejudicial. O gestor às vezes quer o bem de todos e luta por isso, nem que seja na família da qual é o pai ou a mãe, ou na igreja onde é diácono, padre ou pastor, na empresa onde é gerente ou no bairro onde é líder da associação de amigos.

Mas a gestão está em tudo isso: gestão do tempo, gestão de pessoas, gestão do conhecimento... Temos uma sina: gerir alguma coisa. Alguns podem gerir muitas coisas, outros apenas algumas, mas todos devem ser, pelo menos, gestores de suas vidas. Porém, quase sempre são escravos dela. E por mais que se nos ensine, a gestão de nossas vidas é uma disciplina solitária; cheia de professores, mas solitária.

Nenhum comentário: