sábado, 8 de janeiro de 2011

Liderar

Sabemos que liderar não é das tarefas mais fáceis.

As pessoas desejam líderes que as conduzam para onde elas querem ir, mas nem sempre para onde elas precisam ir. Logo, ser líder é saber a diferença entre querer e precisar. O mundo chegou onde está porque há mais líderes que fazem o que querem do que aqueles que fazem o que é preciso.

E nós sabemos que é necessária muita coragem para escolher entre uma coisa e outra. Logo, um bom líder tem que ser corajoso e fazer o que tem que ser feito, em detrimento daquilo que gostaríamos de fazer.

Por fim, um bom líder tem que distinguir entre a vontade maior, que orienta o universo e a vontade coletiva dos liderados, que nem sempre está em harmonia com a primeira. Logo um bom líder tem que ser sábio.

Embora todos, de alguma forma, queiram ser líderes e até experimentem a liderança em um momento ou outro, nem todos estão prontos para fazer isso. E aqueles que estão prontos não querem. Logo, um homem lidera outros porque precisa fazer isso, mas dificilmente porque quer. Porque se ele faz apenas porque quer, ainda não discerniu a diferença entre querer e precisar. Então ainda não está pronto para liderar.